Em nossa escola de Educação Infantil, temos o compromisso de oferecer uma proposta pedagógica inovadora que promova o desenvolvimento integral das crianças, respeitando suas individualidades e estimulando sua curiosidade natural.
O Projeto Pedagógico da Educação Infantil do Colégio Shangri-lá atende as orientações da BNCC e é um Projeto Sócio-interacionista afetivo, que prioriza a formação integral, na qual os nossos alunos desenvolvem suas competências e habilidades cognitivas, sociocomportamentais e emocionais, tendo os DIREITOS DE APRENDIZAGEM e os CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS respeitados, com um CURRÍCULO INOVADOR, com uma metodologia acolhedora, dinâmica, lúdica, interativa, pautada nos maiores educadores mundiais como Piaget, Vygotsky, Célestin Freinet, Rudolf Steiner, Montessori, Froebel, Ivan Illich, Pestalozzi e Dewey, utilizando também no processo de aquisição da escrita e a abordagem Reggio Emília e Maria Montessori, além de acompanhar os educadores famosos atuais, que trabalham temas como: Neuropsicologia Escolar, Neurociências, Linguística, Psicologia Positiva, Psicopedagogia, Inteligências Múltiplas, etc. Nossa proposta pedagógica procura acolher e desafiar os nossos alunos, valorizando as manifestações de curiosidade das crianças, através de uma educação bilíngue, participativa, de um comportamento ativo de escuta entre educadores e alunos.
A Educação Infantil do colégio Shangri-lá, abrange:
Obs: as idades acima citadas podem variar dependendo da data de nascimento completa da criança, verificar no ato da matrícula o ano de ingresso.
Nosso currículo
Nosso currículo é cuidadosamente elaborado, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece os direitos de aprendizagem essenciais para as crianças brasileiras. A BNCC confirma a importância de uma educação infantil de qualidade, que promova experiências significativas e contribua para o pleno desenvolvimento das crianças.
Nossa proposta pedagógica é centrada nos campos de experiências da BNCC, que abrangem diversas áreas do conhecimento e promovem uma abordagem interdisciplinar e integrada. Através de atividades lúdicas, projetos pedagógicos e experiências sensoriais, as crianças têm a oportunidade de explorar o mundo ao seu redor, desenvolvendo suas habilidades cognitivas, sociais, emocionais e motoras.
Valorizamos o brincar como uma forma privilegiada de aprendizagem, oferecendo espaços e materiais adequados para estimular a imaginação, a criatividade e a autonomia das crianças. Além disso, promovemos o diálogo, a escuta atenta e o respeito mútuo, criando um ambiente acolhedor e inclusivo onde cada criança se sinta valorizada e respeitada em sua individualidade.
Nossos educadores são profissionais treinados e dedicados, que acompanham de perto o desenvolvimento de cada criança e trabalham em parceria com as famílias, acompanhando a importância da colaboração entre escola e comunidade na construção de uma educação de qualidade.
O Ensino Fundamental de 9 anos do Colégio Shangri-lá, que se inicia no 1º ano do Ensino fundamental e se encerra no 9º ano do Ensino Fundamental II, atende as orientações da BNCC, por isso, os nossos alunos tem formação integral, aprendem a valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Exercitam diariamente a curiosidade intelectual e recorrem à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. Dessa forma, a nosso proposta pedagógica permite o fruir das diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico cultural, utilizando diferentes linguagens verbal (oral ou visual - motora e escrita), corporal, visual, sonora e digital , bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressarem e partilharem informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo e à construção de uma sociedade mais feliz.
O Ensino Fundamental I é uma das fases de aprendizado que ocorre do 1° ao 5° ano. É uma das etapas iniciais da escolaridade formal, que intensifica o processo de sistematização de habilidades já desenvolvidas na fase anterior.
No Ensino Fundamental, as crianças são incentivadas a vivenciar novas experiências e conhecer os valores em que se fundamenta a sociedade. Os alunos aprendem a investigar, questionar, argumentar e buscar soluções. Nesta fase, preocupa-se com o preparo de uma base sólida de conhecimentos, com o desenvolvimento de habilidades que favoreçam o pleno domínio da leitura, escrita e cálculo associado ao raciocínio lógico, atitudes, valores e tolerância pautada nos princípios éticos.
Cozinha Experimental
Horticultura
Hora do Conto
Fiscal da Limpeza
Cineminha e Trânsito
Paródias Musicais
Salão do Humor
Convivência
Dia dos Avós
Escritor Nota 10
Novos Talentos
Dia do Amigo
Copamática
Educação Financeira
Desligue a TV e Computador
Acampadentro
Mapas Gigantes
Combate as Drogas
Geração Repórter
Ballet
Judô
Street Dance
Música
Treino Esportivo
Língua Portuguesa
Matemática
História
Geografia
Arte
Ciências
Ed. Física
Inglês e Espanhol
O Ensino Fundamental de 9 anos do Colégio Shangri-lá, que se inicia no 1º ano do Ensino fundamental e se encerra no 9º ano do Ensino Fundamental II, atende as orientações da BNCC, por isso, os nossos alunos tem formação integral, aprendem a valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Exercitam diariamente a curiosidade intelectual e recorrem à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. Dessa forma, a nosso proposta pedagógica permite o fruir das diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico cultural, utilizando diferentes linguagens verbal (oral ou visual - motora e escrita), corporal, visual, sonora e digital , bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressarem e partilharem informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo e à construção de uma sociedade mais feliz.
O Ensino Fundamental II vai do 6° ao 9° ano, é uma passagem muito importante da infância para a adolescência. Nesta fase desenvolvem-se habilidades de pensamento que estimule o senso crítico e a compreensão de seu meio social e natural, dos sistemas políticos que norteiam a sociedade e dos princípios de cidadania. Neste momento, há ênfase em promover a formação de boas atitudes e autonomia intelectual e o aprofundamento da expressão escrita. Por meio do ensino, há também incentivos ao fortalecimento dos laços familiares e solidariedade humana que refletem na futura participação na sociedade em que vive, bem como na sua forma de ver, agir e sentir.
Está organizado em diversas atividades, os conteúdos visam ensinar e educar apoiados nas disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física, Inglês e Espanhol.
Encontro Literário
Paródias Musicais
Escritor Nota 10
Novos Talentos
Copamática
Combate as Drogas
Café Poético e Filosófico
Plantão de dúvidas
Feira das Profissões
Simulado
Fórum e Sarau - Luau
Língua Portuguesa
Matemática
História
Geografia
Arte
Ciências
Ed. Física
Inglês
Espanhol
Treino Esportivo
Street Dance
A PROPOSTA DO NOVO ENSINO MÉDIO do Colégio Shangri-lá, atende às novas proposições legais instituídas pela Reforma do Ensino do Ensino Médio – BNCC e acompanha todas as novas tendências, focando na educação integral e na preparação para o ENEM, visando ainda, atender às necessidades e expectativas dos nossos alunos, fortalecendo seu interesse, engajamento e protagonismo, visando garantir a aprendizagem na escola, assegurando o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro, considerando a intensidade e velocidade das transformações que marcam as sociedades na contemporaneidade.
Estamos dando passos importantes para a implantação do novo Ensino Médio, possibilitando aos alunos formação humana e acadêmica de modo a permitir conquistas nas melhores universidades, tornarem-se profissionais dentro das exigências do mercado e cidadãos autônomos e conscientes dos princípios éticos e solidários. A partir de 2021 ofertaremos componentes curriculares eletivos pela opção semestral: os alunos terão opção de escolha de determinados componentes exercitando a livre iniciativa e aprimorando o processo de discernimento com a iniciação científica, processos criativos, intervenções sociais e empreendedorismo, nas áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais, o que permitirá aos alunos experimentarem e aprofundarem diferentes conteúdos para ampliarem a sua formação e adquirirem experiências adicionais ao currículo comum do Ensino Médio . Por meio de atividades, palestras e oficinas em diversas áreas do conhecimento, de forma engajada e protagonista, os estudantes serão o centro do processo de aprendizagem terão oportunidade de saber mais antes de decidir sobre a profissão que pretende seguir em palestras da Semana de Profissões, em visitas a universidades e empresas em conversas com psicólogos no projeto de Orientação Profissional.
Língua Portuguesa
Matemática
História
Geografia
Arte
Biologia
Sociologia
Filosofia
Física
Química
Espanhol
Inglês
Redação
Ed. Física
Projeto de Vida
Ed. Socioemocional
Encontro Literário
Paródias Musicais
Escritor Nota 10
Novos Talentos
Copamática
Combate as Drogas
Café Poético e Filosófico
Plantão de dúvidas
Feira das Profissões
Simulado
Fórum e Sarau - Luau
Plano de Carreira
Releituras dos Clássicos
Oficina de Redação
Plantão de Dúvidas e Salas de Estudo
Grupo de Estudos
Treinamento Pré-Vestibular
Simulados temáticos
Simulados preparatórios para os melhores e diversos vestibulares do país e ENEM
Escritores Nota 10
Orientação Vocacional e Profissional
Feira das profissões
Festival de Novos Talentos
Cinema
Sarau
Café Filosófico